Canal do YouTube: "Meu bebe vai nascer, o que fazer?" - Dicas para gestantes e os cuidados da gestante com a gravidez - Fernanda Allucci - Amparo Maternal - Comemoração dos 80 anos no Terraço Itália - Dica n° 2
Olá, sou a Dany Mathias, fotógrafa especializada em ensaio gestante, fotografia documental de parto, ensaio de newborn, acompanhamento de bebes (incluindo ensaio Smash the Cake e ensaio Smash the Fruit), ensaio de família e eventos ligados a estes períodos (chás, batizado, aniversários).
Estou inaugurando meu canal no YouTube “Meu bebe vai nascer, o que fazer?” para dar dicas para as mamães sobre temas distintos. Vários profissionais da saúde deixarão suas dicas para as mamães e os cuidados da gestante com a gravidez. Espero que vocês gostem do canal, deixem o seu like, comentem e compartilhem.
Tive a honra de ser convidada para registrar o evento beneficente de comemoração dos 80 anos do Amparo Maternal no Terraço Itália e a Fernanda Allucci, diretora do Amparo Maternal, vai te contar um pouco do projeto da casa.
O Amparo Maternal acabou de completar 80 anos. Eles atendem a mulher gestante e o seu bebê e são responsáveis por um número significativo de partos em São Paulo. Fazem em torno de 600 partos mensais, sendo que mais de 70% deles acontece de maneira normal, contrariando as estatísticas do país, que se encontra no ranking mundial como o 2° país que mais pratica partos cirúrgicos (cesarianas).
O atendimento é feito exclusivamente pelo SUS e eles se dispõem a atender toda a população que procura por eles. Outro ponto de destaque é o centro de acolhida que abriga mulheres em vulnerabilidade social e elas podem ficar acolhidas no Amparo desde sua gestação até o bebê completar 6 meses, se assim desejarem. Neste tempo de convívio ela tem a chance de se reestruturar como cidadã, pode receber formação profissional e ter o mínimo de preparo para voltar para a sociedade de uma forma mais estruturada.
“O Amparo Maternal é uma Instituição filantrópica com 80 anos de história em acolhimento social e assistência à saúde materno-infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Fundado em 1939 por um grupo de pessoas lideradas pela Madre franciscana Marie Domineuc, pelo médico e professor Dr. Álvaro Guimarães Filho e pelo Arcebispo de São Paulo da época, Dom José Gaspar de D'Afonseca e Silva, o Amparo Maternal nasceu com a ideologia de albergar gestantes que não tinham um local digno para dar à luz, muitas delas vivendo nas ruas da cidade de São Paulo.
Com um serviço de atendimento a gestantes em situação de risco e vulnerabilidade social e o lema de “Nunca Recusar Ninguém”, a entidade chegou a ser pejorativamente chamada de Casa da Mãe Solteira, por conta do preconceito que a sociedade tinha com acolhimento de grávidas não casadas, rotuladas de prostitutas.
Centro de formação profissional, a organização recebe anualmente estudantes das mais renomadas universidades do país para estágios e residências em Obstetrícia, Neonatologia e Enfermagem, principalmente pelo conceito de valorização do ser humano que sempre foi tratado dentro da entidade.
Mesmo com os repasses do Governo, o Amparo Maternal possui um déficit de cerca de R$ 2 milhões mensais, cobertos pela Associação Congregação de Santa Catarina e por investimentos de empresas parceiras. E, embora a sua missão de continuar existindo seja árdua, oferece-se o melhor à comunidade.
À procura de humanização desde o momento de sua fundação, o Amparo Maternal preocupa-se em dar atenção especial à sua equipe de profissionais, por meio de orientações e oportunidades de crescimento interno, e prioriza o cuidado com suas pacientes e, também, com o de suas famílias, por entender que elas também fazem parte de uma etapa marcante: a do nascimento de uma vida, que mudará suas rotinas e destinos.
Portanto, é o respeito pelas pacientes que conduz as ações do Amparo Maternal e faz com que a instituição sempre busque desenvolver seus profissionais, implantar novas tecnologias, adequar ambientes e aumentar, a cada dia, a qualidade dos serviços oferecidos. É humanizar para melhor atender. É criar vínculos com pessoas e empresas que acreditem no trabalho da organização e possam, também, ajudar na construção de novas histórias de sucesso.”
Agradeço muito o tempo da Fernanda e em breve postarei mais dicas dela e de outros profissionais no meu canal.
O vídeo está disponível no meu canal do YouTube “Meu bebe vai nascer, o que fazer?” e no blog do site www.danymathias.com.br . Se você gostou do vídeo, deixa o seu “like” e não se esqueça de se inscrever no meu canal para ser avisado quando eu postar novas dicas!
Deixo também o convite para acompanharem meu site www.danymathias.com.br, me seguirem no instagram @danymathias.fotografia e no Facebook Dany Mathias Fotografia. Caso também gostem de viagens, os convido a seguir meu outro feed voltado para isto no instagram: @intatripics
A Fernanda Allucci também te convida para conhecer um pouco mais sobre o Amparo Maternal, que se localiza na Av. Indianópolis, 153, Moema, São Paulo/SP. O instagram deles é o @amparomaternal.